Como Fazer Estudo Bíblico 1 - Dicas para Começar

Foto Coffee and Bible Time- from Pinterest

Oi gente, tudo bem com vocês?
Hoje eu vim dar umas dicas e mostrar pra vocês algumas formas de fazer estudo bíblico, que é um tema que vai ter mais frequência aqui no blog ♥

Vamos lá, para os iniciantes:

Você que não sabe bem o que fazer e está super perdido nesse negocio de estudar a bíblia, mas ao mesmo tempo quer conhecer mais do Senhor, BEM VINDO AO CLUBE ♥

1- Comece com um livro do novo testamento, eu recomendaria João e Marcos, dois evangelhos que eu amo ler! Marcos pode te ajudar por ser um livro mais curto, e João é incrível! é maior do que Marcos mas as palavras de Jesus ♥ ah, Jesus é o centro do livro com toda certeza! 
Mateus e Lucas não ficam pra trás, mas se você está começando eu com certeza recomendo um dos evangelhos :) 

2- Não precisa querer saber tudo de uma vez, calma! Vai aos poucos, cada um tem o seu tempo, cada um tem uma dificuldade então a segunda dica é: NÃO DESESPERA, NÃO VÁ DEPRESSA DEMAIS, NÃO LEIA 20 CAPÍTULOS POR DIA! Vai com calma se não você desiste.
O mais importante é você entender o que está lendo e como isso pode ser aplicado na sua vida.

3- Procure alguém pra te ajudar, seja um discipulador, seu líder de departamento do qual faz parte na igreja, ou o pastor. Não sei se na sua igreja tem Escola Bíblica, mas se tem isso ou algo do tipo não perca nenhuma aula, mesmo que seja domingo de manhã faz um esforço e vai, valerá a pena! Lá você pode estudar um tema que é colocado para todos, pode tirar duvidas com o professor e aprender muito mais junto com seus irmãos!

4- Tenha amigos que leem a bíblia. ISSO É MUITO IMPORTANTE! Amigos não te deixam desistir e ainda te inspiram a estudar e ler mais, eu tenho uma amiga MARAVILHOSA (Jú obrigadaa!) Ela sempre me inspira, me incentiva e se eu tiver alguma duvida eu sei que ela pode me ajudar.

5- Separe um caderno, você pode ter entre um dois ou três cadernos, dependendo de como você quer separar estudos, devocional, e enfim, coisas que Deus pode falar com você no seu tempo com Ele.
É bom você ter um caderno para seus estudos bíblicos, de preferencia um pequeno que você pode levar pra lá e pra cá, mas se você como eu é meio exagerado no tamanho da letra e gosta de escrever bastante então já fica com o grande mesmo, rs.

6- Devocional e estudo bíblico são diferentes, em breve eu falo mais sobre isso em um post especifico.

7- Não imite o estudo dos outros, o jeito de estudar talvez não de certo pra você como dá certo para outra pessoa, então analise o que mais se adéqua a você.

8- Procure inspirações e informações na internet, mas cuidado com coisas que as pessoas gostam de falar mas não estão na bíblia, cuidado também com "estudos" baseados no achismo, tem muito por ai. Nunca confie em um estudo sobre um texto fora de contexto. Analise tudo e não somente versículos isolados, isso não faz o menor sentido! E pode te atrapalhar muito, Cuidado!

9- ORE. SEMPRE ORE! Lembre-se que é o Senhor quem vai nos ensinar sobre a palavra, e que a palavra é dEle! Nada melhor do que o Professor dos professores para nos ensinar, estudo bíblico sem oração não é uma boa, oração e palavra andam juntas! a palavra sempre vai te levar a orar e a oração sempre vai te levar a ler a palavra, se não for assim tem alguma coisa errada na sua vida espiritual. Lembrem-se um pássaro não pode voar só com a asa esquerda, e nem só com com a asa direita, ele precisa das duas, assim é a oração e a palavra de Deus.

10- Tenha uma bíblia normal e uma com estudo e comentários, isso vai ajudar muito! E com uma tradução que você goste de ler, que seja fácil de entender pra você, eu gosto dessas: ARC, ARA, NVI e NVT. 
A ARC é um pouco mais difícil, tem palavras bem difíceis por isso se você está começando eu recomendo as versões NVI, NVT e NTLH 

No próximo post teremos mais dicas :) e opções bem legais de estudo biblico pra você escolher qual é o melhor método para você ♥

Beijo gente, fiquem na paz!




Nenhum comentário