COMO EU ESTUDO A BIBLIA ♥ [VÍDEO] E DICAS ♥

Foto: Pinterest


Oi gente, tudo bem? 
Eu gravei um vídeo lá pro canal falando como eu leio e estudo a minha biblia e então eu quis trazer alguns complementos para vocês nesse post :)
Mas antes eu quero deixar o vídeo aqui pra vocês, e as dicas que eu dei nesse post AQUI não são as mesmas do vídeo mas é também super valido para quem está começando.



Vamos falar do que foi citado no vídeo:

♥ Lendo a Bíblia:

Eu separei a minha para ler por partes, mesmo (tentando) seguir a ordem cronológica de leitura.

Eu separei as Tags da minha bíblia com um tanto de livros cada uma, minhas separações ficaram assim:

Antigo Testamento:

PENTATEUCO:
Gênesis a Deuteronômio

HISTÓRICOS 1:
Josué a 2Samuel

HISTÓRICOS 2:
1Reis a Ester

POÉTICOS:
Jó a Cantares (ou Cântico dos Cânticos)

PROFETAS MAIORES:
Isaías a Ezequiel

PROFETAS MENORES 1:
Daniel a Jonas

PROFETAS MENORES 2:
Miquéias a Malaquias
 -----

Novo testamento

EVANGELHOS E ATOS

CARTAS DE PAULO
 (Romanos até Filemom)

HEBREUS a 2PEDRO

1JOÃO a APOCALIPSE

-------------------------------------------------------

Dicas para estudar:

1- Tenha um caderno para estudos bíblicos especificamente! (que não seja seu caderno de devocional, ou caderno de orações, tem que ser um especifico para manter suas anotações organizadas)

2-  Conheça o contexto histórico do livro ou carta que você está lendo:
♥ Ano
♥ Autor
♥ Destinatário
♥ Tema / Motivo da carta ou livro ser escrito

***
ESSA DICA É IMPORTANTE, POIS QUANDO VOCÊ TEM ESSAS INFORMAÇÕES VOCÊ COMPREENDE MELHOR A PALAVRA, E REALMENTE ENTENDE TODO O TEXTO.
NUNCA USEM VERSÍCULOS ISOLADOS, SEMPRE ESTUDEM O LIVRO OU CARTA COMPLETOS PARA MELHOR COMPREENSÃO.
****

3-  Anote tópicos, características para te guiarem por partes no estudo. Isso é bom para organização e assim você compreende melhor o assunto.

4- Separe seu estudo por capítulos e / ou temas, ou seja: Você pode pegar alguns capítulos com o mesmo tema e estuda-los juntos, ou separar o tema de cada capitulo individualmente.

5- Procure estudos na internet ou livros e bíblias de estudo para complementar o que você já estudou e para fazer uma comparação com o seu estudo.

6- Levem um caderno de anotações para os cultos na igreja que vocês congregam.
Anotem tudo o que acharem importante para meditar e estudar em casa.

7- Anote o tema da pregação, as frases e palavras chave importante para você se lembrar melhor depois.

8- Sempre busque saber mais sobre o que o pregador disse na igreja, ou sobre a pregação que você ouviu no YouTube, não se contente só com o que ouviu, seja um investigador do assunto, realmente estude para aprender.

9- Hora de pensar em como você pode aplicar esse estudo na sua vida, anote coisas que você aprendeu que você vê que precisa mudar em você, ou melhorar, as lições do livro que podem ser aplicadas a você na sua jornada na vida cristã.

10- Agora que você já sabe como aplicar na sua vida, é hora de pensar como você pode passar isso para frente, seja influenciando alguém a fazer algo bom, seja ensinando, compartilhando o estudo, e pensando no seu próximo e não somente em você.

--------------

Um blog que eu sempre, sempre sempreeeeeee visito (e já está até salvo nos meus favoritos) é o blog PROVÉRBIOS 31 (clica aqui pra ir lá). O blog da Bianca tem me abençoado muito e creio que também vai abençoar vocês, lá tem muitos estudos bíblicos e dicas da Bia pra auxiliar vocês.
Tá vendo só, não precisa de uma bíblia super cara de estudo (se você tiver amém \o/ mas se não tem, olha que blog abençoado!)

Ela também tem o Instagram onde ela compartilha bastante coisa todos os dias ♥ vem seguir e ficar ainda mais motivada a estudar a palavra @proverbios_31 (ou clica aqui pra ir lá)

---------------------------------

Pra quem lê em inglês, pessoal eu tenho lido bastante e em breve falo mais sobre isso, e pra quem sabe inglês tem muita coisa boa na internet e uma delas é o site The Bible Project, eles tem vídeos explicando os livros da bíblia e ajuda bastante pra quem é iniciante na palavra.
Além disso, também tem muitos canais no YouTube de meninas que estudam e incentivam o pessoal a estudar a palavra, vou indicar dois canais: Coffee and Bible Time  e  Anna Willemsten 
---------------------------------------
Aplicativos que eu recomendo:

YouVersion - nele tem planos de estudo, devocional e o mais importante A BÍBLIA e tem versões que eu gosto muito: NVT, NVI, NTLH, ARA
É só escolher a que é mais fácil para você.
---------------------

Nossa gente! Vai ser difícil eu superar um super post desse cheio de dicas, mas espero conseguir trazer mais para vocês ♥
em breve novidades, fiquem de olho ♥
Um beijo, até o próximo post e tcha-au :)


 

Um comentário

  1. estava a caça de um post assim, me ajudou bastante..peguei várias dicas!

    ResponderExcluir